terça-feira, 24 de março de 2009

Petit Gateau


Eu não sou muito boa em fazer doces, mas adoro comer todos !!! rsrsrsrs ... Raramente faço bolo, tortas doces ou qualquer outra coisa, primeiro porque eu não sou muito boa nessa parte da cozinha e segundo porque meu marido não come muito doce, daí sobra tudo pra mim e já chega de engordar. Em 1 ano aqui no Uruguay, engordei 5 kg - já perdí 2 kg e estou na luta pra perder o resto. Mas quando a TPM vai chegando, não adianta, a vontade vem e não passa ! Daí só me resta preparar alguma coisa com bastante chocolate ...

Aqui no Uruguay nunca encontrei a minha sobremesa a base de chocolate favorita (veja bem, "a base de chocolate" porque sobremesa favorita é um termo muito amplo...) que é o Petit Gateau. Sou louca por isso !!! Fui obrigada (olha só que coisa ... rsrsrs) a comprar uma batedeira aqui só pra preparar essa delicia ...

Aí vai a receita que encontrei na internet com algumas dicas minhas ...

Ingredientes:

100 gr de manteiga

120 gr de chocolate meio amargo picados

2 unidades de ovo

2 unidades de gema de ovo

43 gr de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Preparo:

Derreta o chocolate numa panela em banho-maria. Junte a manteiga mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante. Numa vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Tire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados. Misture suavemente a farinha de trigo. Unte forminhas pequenas com manteiga e farinha e asse em forno pré-aquecido à 250ºC por cerca de 7 até 10 minutos (esse tempo depende de cada forno). Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme.

Dicas:

  • Ao derreter o chocolate em banho-maria, apoie a panela com o chocolate em outra panela com àgua quente sem ferver demais. E a panela que está o chocolate deve ser do mesmo tamanho da panela com àgua para evitar o contato do vapor com o chocolate. Assim evita que o vapor interfira no ponto de endurecimento do chocolate.
  • Coloque a massa até um pouco mais da metade da forminha, porque ela cresce um pouco durante o tempo de cozimento, o ponto certo do bolinho é quando ele ficar firme por fora, mas com a calda mole por dentro.
  • Essa massa pode ser guardada na geladeira ou congelada ! Coloque no microondas por aproximadamente 30 segundos antes de colocar a massa na forma e pronto !


Não deixem de experimentar minha sobremesa "a base de chocolate" favorita ! Vocês não vão se arrepender !


Ah e por favor, comentários são sempre bienvenidos !

2 comentários:

Unknown disse...

Caramba !!! Logo na entrada me deparar com uma foto dessas...pura sacanagem hein ! rs
A-dorei !!!!

Beijos e saudades,

Juju

Bert Corrêa disse...

Oi Carol! Quando soube que você estava postando recita no seu blog comentei com o pessoal que faltava você colocar uma receita de Petit Gateau. E Voilà você leu meu pensamento, eu gosto muito desse doce. Obrigado.
Abraços
Alberto