terça-feira, 3 de março de 2009

Bolo de fubá cremoso


Fim de semana sem fazer nada, com vontade de comer alguma coisa doce ... Comecei a buscar no meu computador algumas receitas e me deu vontade de testar esta. Depois de pronta, ao comer, percebí que ele é bem parecido com o bolo que minha tia Alice preparava nos dias frios de São Paulo na época das festas juninas. Esse bolo era devorado por toda a casa em menos de 1 hora ! Por isso essa receita é em homenagem à familia Curto !

Eu não sei de que site eu tirei a receita, e nem quando, mas foi a primeira vez que fiz, e tenho algumas considerações :

  • Achei que ficou muito doce, na próxima vez vou diminuir a quantidade de açúcar.
  • A quantidade de ingredientes que precisam bater não cabe na jarra de um liquidificador normal. Tive que fazer uma gambiarra pra poder bater tudo, por isso acho melhor diminuir a quantidade de tudo.
  • Eu não tinha uma forma retangular na medida que pede a receita, então fiz numa redonda mesmo
  • O tempo de cozimento depende do forno, no meu levou cerca de 45 minutos.
Lá vai a receita original, pra quem quiser tentar:

3 ovos inteiros
100 g de parmesão ralado
1 xicara (chá) de fubá
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xicaras (chá) de leite
3 xicaras (chá) de açúcar
½ xícara de água
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 g de margarina

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, misturando-os aos poucos.
Em uma assadeira retangular (20x30 cm) untada e enfarinhada, despeje a massa batida. Leve ao forno médio (já aquecido) por cerca de 30 minutos, ou até que esteja dourado.Se desejar polvilhe canela em pó. Corte em quadrados e sirva.



Espero que gostem !

Bjos

3 comentários:

Unknown disse...

Ola!!!
Que delicia..rsrrs
beijão

Anônimo disse...

Ola!!!
Que delicia..rsrrs
beijão

Unknown disse...

Oi Carol!!!
Nossa...vc é realmente prendada. Faz o bolo e ainda nos mostra as considerações!!! ele parece ser muito bom...um dia eu vou fazer. Já fiz a sua maminha, sem pimenta, e ficou deliciosa, obrigada!!!
Esqueci de te falar....eu tb tenho o Livro organize-se!!! ele é ótimo só que eu fiquei um pouco deseperada com tantas coisas para fazer que o abndonei...vou retomá-lo aos poucos...
Vamos tomar um café essa semana? estou combinando com a Cíntia e com a Thaís.
1.0000bjs e um excelente fim-de-semana( mesmo com obras ahahahah!!!)
Roberta Corbett.