quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A verdadeira verdade sobre a gravidez ...

Que a gravidez é um estágio maravilhoso da vida e que dizem que depois dá saudade, todo mundo já ta cansada de escutar. Mas sabe aquelas verdades que ninguém te conta pra não te assustar ? Eu aqui pra contar TUUUUDDDOOOO !!!
Agora que eu chegando na reta final, resolvi abrir o jogo de tudo que tenho passado, claro que tenho vivido coisas maravilhosas, não tem nada mais gostoso do que sentir uma vida se desenvolvendo dentro de você e interagindo ! Mas vamos as verdades !!!

1º trimestre

Você começa a sentir um sono fora do comum, que nem Freud explica, até seu marido começa e perguntar o que você tem, porque acha muito estranha essa sua atitude de querer dormir as 21:00 da noite, todo o santo dia. E aí você descobre que está grávida ! As 6 primeiras semanas são ótimas, você está feliz, radiante, acha que já tem aquela carinha e ar de mãe, até que começam os malditos enjôos !!! Primeiro algumas coisas não apetecem mais o seu paladar, e o cheiro também fica insuportável (até cheiro de produto de limpeza), mas até aí, tudo bem, você ainda consegue se alimentar sem colocar pra fora. Mas de repente de um dia para o outro, NADA, eu disse NADA, para no seu estômago ! E o pior é que você sente fome ! Sonha com a comida, mas qualquer tentativa de entrar na cozinha pode ser mortal para o seu pobre estômago ! Se a vizinha resolve cozinhar e o cheiro vai todo pra sua casa, é melhor sair de casa pra não continuar enjoada, ah ! Praça de alimentação de shopping e mercado também podem se tornar um problema, é melhor evitar ! Daí você começa a perder peso, e sua médica fica preocupada, te dá remédio pra controlar os enjôos e pede pra te ver a cada 15 dias. Você consegue comer e se pesa, mas parece que sempre no dia da consulta, resolve ter uma crise súbita de vómitos e todo o peso que você ganhou na semana, se perde naquele dia, e você volta a estaca zero de novo !
Se você recebeu a benção do "não enjôo", parabéns ! Mas já vou te avisando, dificilmente você vai escapar da azia !
Ah, e o nosso organismo é muito sábio ! Dizem que nos primeiros meses depois do parto, a mulher não tem mais vaidade, porque ela se volta tanto para o cuidado com o bebê que esquece de cuidar da própria aparência, então já no começo da gravidez os seus hormônios começam a te preparar para esse sublime momento! Sua pele fica cheia de espinhas, seu cabelo cai, você não pode tingir o cabelo, descolorir os pelos do braço, ou fazer uma escova progressiva; sua aparência é caótica, e se você enjoar como eu, vai ter olheiras profundas !

2º trimestre

Eu diria que esse é o melhor ! Os enjôos diminuem, aparecem os desejos e a barriga finalmente começa a ficar visível ! Você começa a perder algumas calças, mas tudo bem, nem se importa tanto já que tá vendo seu baby se desenvolver. Ah e como o bebê chuta ! Cada chute é uma alegria, até que ele descobre que apoiar o pezinho na sua costela é uma posição muito confortável pra ele ... E já que a barriga começa a crescer, a pele também começa a coçar de tão esticada que fica, querendo rachar pra aparecer as temíveis estrias ! Mas graças a tecnologia da industria farmaceutica e a compreensão do meu marido que comprou produtos maravilhosos pra mim, não tive esse problema !
O tico e teco podem ficar completamente ausentes a partir dessa fase. Esquecimentos, distrações, confusões mentais são normais, mesmo que aconteçam com muita frequência. Uma amiga me disse que o meu tico e teco foi emprestado pra minha filha, espero que ela devolva em breve pelo bem da nação ...

3º trimestre

Ai pronto ! As empresas de gás nessa fase ficam loucas atrás de você, já que você se torna o modelo perfeito de botijão ! Praticamente nada que está no seu armário serve em você, daí é necessário comprar algumas coisinhas, mas como é praticamente o fim da gestação, a sua ideia é comprar alguma roupa que não tenha tanta cara de grávida pra que você possa continuar usando depois da gestação. Porém,é difícil encontrar alguma roupa que fique bem em você sem parecer a modelo da ultragás ! Além da barriga, seu rosto também fica redondo, seus pés parecem dois paezinhos, suas coxas e quadril ganham muitas celulites a mais ... E o seu marido tentando melhorar a sua auto-estima elogia os dedos da sua mão dizendo: "nossa como seus dedos estão magrinhos ..."
Você já não consegue dormir direito apesar de sentir muito sono, começa a andar feito um pinguim tentando equilibrar a barriga, e o seu bebê continua pisoteando a sua costela, só que dessa vez ele está maior, então além de chutar com mais força (que dói muito), faz com que você perca o ar mais facilmente.
Ao mesmo tempo que você começa a fazer o estoque de fraldas, eu aconselho também a fazer um estoque de papel higiénico pra você ! Porque as idas ao banheiro são absurdas nessa fase, aqui em casa tenho usado um rolo por semana !
Tarefas que antes você executava com tanta facilidade também ficam complicadas, como por exemplo, amarrar o tênis, passar creme nas pernas, dirigir (principalmente pra quem é baixinha como eu, fica difícil alcançar o volante), agachar pra pegar alguma coisa no chão (corre o risco de não levantar mais), passar por lugares estreitos e por aí vai ...
------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu sei que nesse momento, ou você está horrorizada querendo me matar por contar as verdades sobre a gravidez ou então tá rindo muito da minha cara ! Eu espero ter arrancado boas gargalhadas, porque tenho que dizer, por mais que a mulher realmente passe por tudo isso, acredito que não tem benção maior nesse mundo que Deus possa dar a uma pessoa. Filhos são tesouros para a vida toda, motivo de orgulho e muito amor ! Então não perca a coragem ! Gerar uma criança é só o começo da viagem !
Quando acontecer o parto faço outro relato sobre isso, mas já vou adiantando que a verdadeira culpada de nós mulheres sentirmos as dores do parto, é a Eva ! Quem mandou seduzir Adão a comer o fruto proibido ???

Bom é isso ! Boa semana !

7 comentários:

Sel disse...

É carolzinha, você cosneguiu me fazer rir muito! =D
Mas deve ser tão bom saber que tem uma vida se formando literalmente: no nosso interior rs...
Mas ó, como vc esta mudando de casa, juízo mamãe... deixa que o Marcelo arraste os móveis e faça tudo hahuah...aliás, põe ele pra cozinhar também hehehe vmaos evitar a fadiga!=P
Bjuuu e saudações tricolores =)

Unknown disse...

Carol, adoreiii !! rs

Anônimo disse...

é isso ai!mas vai curtindo essa fase,porque depois que o bebê sair
da sua barriga você nao vai ter mais tempo nem para contar para a gente como foi o parto nem os dias ,semanas,e meses seguintes...
Coragem e "amamente"porque é o
"melhor" de tuuuudo.
beijos
Claudia

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Tive tudo isso, menos enjoos e azia. Meu estômago aceitou e aceita TUDO, então o resultado: quase 20 kg a mais na gestação. Aff!! Uma benção não enjoar, nem ter azia. Mas em troca tive todo o resto: problema na coluna, varizes, hemorroidas, inchaço ABSURDO dos pés e pernas agora no final (os pés doem demais na hora de andar), coxas flácidas e com celulite.
Ah, escapei das terríveis estrias também. Apareceram só duas ou três, na bunda, mas nem são estrias...são meio que um "projeto" de estrias, que ninguém consegue enxergar (só eu, é claro).
Mas TUDO isso vale a pena. Tenho certeza. Passei, estou passando e passaria tudo de novo para ter meu filho nos braços. Não vejo a hora de finalmente estar com ele aqui!!
Você faz bem em ser sincera sobre o lado difícil da gravidez.
Todo mundo "pinta" um quadro sempre lido e terno, todo angelical e maravilhoso, daí as mamães de primeira viagem como eu acabam sofrendo um bocado ao descobrir a realidade.
É o seguinte: tem muita coisa difícil, mas no fim das contas o lado bom é infinitamente maior e mais belo.
Beijo!

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Grávidas inchadas unidas jamais serão vencidas! Conta isso do tampão...fiquei curiosa. É em prestações que essa coisa aparece????Achei que era de uma só vez. Que a gente abaixava a calcinha e via uma tampa nela, com cabo e tudo kkkkk Brincadeirinha..mas achei mesmo q fosse uma vez só. Vem aos pouquinhos??

Vera Lucia disse...

Agora a culpa é da "coitada" da Eva néh? rsrs Na hora de virar o zóinho ninguém pensa nisso néh? Mas agora a menininha tá aí e tem q sair...então, tudo tem seu preço e depois do quarto ou quinto filho tudo vira rotina!!! Beijos e Tenhas uma boa hora!!

Tati - Panelaterapia disse...

Oi Carol! vim agradecer a visita! Parabéns pela gravidez! Que você tenha muita saúde (você e o baby)!

Quanto à sua dúvida, o creme de ricota pode ser substituído por maionese, creme de leite ou requeijão.

Bjs