sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Maminha com pimenta verde

Foto do jantar preparado para o Marcelo


Quando percebí que a coisa tava ficando séria e que meu namorado dizia a verdade quando falava que queria casar comigo, lembro que pensei: "oh-oh ... Preciso aprender a cozinhar ..."
Daí comecei a pesquisar, aonde poderia fazer uns cursos livres ... Na época estudava no Senac então fui pesquisar lá ... Tem cursos de culinária maravilhosos, mas não dava na época pro meu bolso de estudante ... rsrsrsrs ... Daí minha linda mamãe me deu a dica da Claudia Cozinha, que tem uma cozinha experimental no shopping Morumbi (era pertinho de casa) e o melhor de tudo: Grátis !!! Só precisava se inscrever pela internet e esperar a confirmação da inscrição. Daí lá fui eu, e AMEI !!! Principalmente porque tinha um curso de cozinha para principiantes com a Lisiane Miura. Demais ! Daí lá fui eu toda metida fazer meu primeiro jantar para o Marcelo, comprei os ingredientes, fiquei o dia todo na cozinha, e fiz o jantar a luz de velas com uma musica bem romantiquinha de fundo. Ele amou tudo, e a comida ainda mais ! rsrsrsrs ... Tanto que ele repetiu, e as sobras ele foi em casa de novo no dia seguinte pra comer ... nem sobrou pra minha mãe que queria tanto experimentar ... rsrsrsrs ...

Preparei esta Maminha com pimenta verde e uma lasanha de cogumelos que também é muito boa ! Pra quem não gosta de passar muito tempo dentro da cozinha, essa maminha é ótima, porque não requer muito tempo e nem habilidade, e o sabor ... huuuuummmmm, maravilhoso, quando faço pra quem vem comer aqui em casa, é só elogios !

Então bom proveito e me contem como foi quando prepararem, ok ??

1 maminha de 1,5 kg (Colita de cuadril - para quem mora no Uruguay)
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de sal
4 colheres (sopa) de molho inglês
2 xícaras de caldo de carne ou frango
1 colher (sopa) de pimenta verde em conserva escorrida e amassada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo


Tempere a maminha com o alho amassado e o sal. Unte uma assadeira com óleo, coloque a maminha e regue com o molho inglês. Asse em forno quente (200ºC) por 1 hora. Durante o cozimento vire e esfregue-a no fundo da assadeira para que fique bem dourada. Depois que a carne estiver assada, retire-a da assadeira.
Acrescente o caldo de carne e raspe bem o fundo para retirar os resíduos dourados. Transfira aos poucos o caldo para uma panela, adicione a farinha e a pimenta verde e misture bem. Leve ao fogo e cozinhe até engrossar e ferver. Sirva com a carne fatiada.

RENDE 8 PORÇÕES

** Nunca encontrei essa pimenta no Uruguay, ela dá um toque especial no molho, mas pode fazer sem ela , que também fica bom !



Pra quem se interessou pelo curso da Cozinha Claudia, lá vai o link : http://claudia.abril.com.br/cozinha_experimental/index.shtml

Um ótimo fim de semana, e não deixem de comentar !

5 comentários:

Unknown disse...

Gostei da receita, vou tentar fazer..
Mas já tenho umas dúvidas:
1- Qto tempo antes é necessário temperar a carne?
2- eu adoooro pimenta e sei que aqui em MVD não tem dela...o que vc sugere? será que ficaria legal com pimenta do reino ou aquele tempero das três pimentas?
Bjs,
Roberta.

Unknown disse...

Maminha com ou sem pimenta verde?

Essa eu quero experimentar...

Abraços,

Gerson

Anônimo disse...

a senhora fisgou o marcelo pelo estômago foi? rssss xP
Vou tentar fazer essa receita qdo tiver tempo... ^^
Bju queridaa saudadess

Cíntia Pasini disse...

Puxa Carol, que delícia!
Já anotei os ingredientes na lista do super...
Deixou agua na boca esta tua receita :)
Me empolguei com tua experiencia e vou procurar um curso de culinaria aqui em MVD!!!

Continua escrevendo ;)

Anônimo disse...

Ro, a carne vc tempera na hora mesmo, não precisa deixar um tempo marinando, e a pimenta, se você encontrar alguma em conserva acho que fica bom, pimenta do reino acho que não dá o mesmo toque, mas quando fizer de novo vou tentar ...
Gerson, vc tá em SP, aí vc encontra essa pimenta em qualquer mercado, por isso faz com a pimenta que você não vai se arrepender.
Bjos à todos !