terça-feira, 25 de maio de 2010

Primeira papinha !

Ela estava assim !



E o momento tão esperado chegou ! Quer dizer ... Pra falar a verdade eu queria que ficasse bem longe! Amamentar não é uma coisa muito fácil no começo, alguns bebês têm dificuldade pra pegar o peito, em algumas mães o leite em excesso pode dar uma série de complicações (dolorosíssimas), e em outras o leite não é suficiente. Sem falar nas feridas no peito, inflamações e etc ... MAS, quando tudo isso passa, tenho que confessar que é uma mão na roda, as coisas ficam tão fáceis, e tudo que você come a mais não fica guardado no seu corpo fazendo você engordar feito uma porca louca, vai para o leite do seu baby ! E tem coisa mais gostosa do que um bebê cheio de dobrinhas pra morder ? A minha filhota tem muitas dobrinhas, mas são todas saudáveis ! hehehehe ...
E sinceramente eu tava surtando um pouco com a quantidade de informação recebida a respeito de papinhas, refeições, etc ! Pelo que entendí, me corrijam se estou errada, no Brasil o bebê já é alimentado aos 6 meses em todas as refeições, é isso mesmo ? Por exemplo, o bebê precisar mamar a cada 3 horas, então a cada 3 horas é preciso substituir o leite materno por uma fruta, um suco, e a papinha. É isso mesmo ? Porque se for ... GRAÇAS A DEUS QUE EU TÔ NO URUGUAY !
Aqui as coisas acontecem de forma mais "slow", eu só preciso oferecer a papinha na hora do almoço e continuar com as mamadas nas outras refeições. Depois de 1 mês, posso começar a oferecer também na hora da janta.
E também tem outra coisa muito diferente do Brasil, aqui se começa pelos alimentos salgados e não pelos doces. Tem uma certa lógica, os alimentos doces são mais fáceis de serem aceitos pelo bebê, então é melhor começar pelo salgado pra que ela experimente um pouco de tudo, antes de chegar naquele alimento que com certeza ela vai aceitar melhor. E nada de suquinho, por enquanto é só àgua mesmo.

Ok, explicações dadas, fomos até Montevideo comprar o cadeirão. Sim, porque aqui em Punta é tudo absurdamente caro ! Mas como sempre, a compra não parou no cadeirão (hihihi), além dele comprei pratinho, garfo, colher, copinho, mais alguns brinquedinhos novos, além de umas roupas de frio pra filhota. Imagina a cara do meu marido, só pensando na conta bancária e o sonho de trocar o carro ficando um mês mais distante ... Quem mandou casar ? Agora aguenta!

Daí no dia seguinte, foi a vez de preparar a papinha. No cardápio: Abóbora !!! Existe alguma chance de um bebê aceitar comer abóbora pela primeira vez ? Eu mesma só fui aprender a comer abóbora depois de adulta, e porque eu mesma preparei ! Então, imagine só, minha filhota comendo a tal papinha ... Foi aquela maravilha, tudo indo pra fora da boca e regado a várias caretas ! Mas tenho que dizer que me divertí muito, e agora não me amedronta tanto passar por essa fase, ainda mais porque vamos fazer essa transição do leite para o alimento sólido de forma calma. Próximo alimento a ser oferecido para a pequena: Cenoura ! Acho que não vai ser muito aceito igual a abóbora, mas vamos lá!








E terminou assim !

2 comentários:

Elza Carrara disse...

Olá Carolina...
Que fofa está sua filha! Literalmente fofa, olha as perninhas dela...!
Quando eu fiz o curso de gestante, a médica ficava repetindo que amamentar era difícil e cansativo, e eu me perguntava em silêncio: "como assim? a gente só fica lá sentada."
Quando meu filho nasceu que eu entendi o "cansativo". A primeira semana é super extressante não é mesmo? o bom, como vc disse é que depois passa!
até os 4 meses, o arthur só bebeu leite do peito, mais nada. Depois eu começei com sucos e frutas raspadas e depois para a papinha de cenoura com batatas, e só porque eu tinha que voltar a trabalhar, se não era até o 6° mês só leite materno mesmo! Daí ele largou o peito com 9 meses. E eu parecia uma "vaca" cheia de leite. só me lembro da dor!!!
E é verdade, a gente recebe muita informação de quem já passou por isso, alguns conselhos ajudam, outros só atrapalham a cabeça confusa da gente.
O fato é que cada mãe deve seguir seu instinto, ficar calma e tudo dá certo. Eu gosto de ouvir histórias de maternidade de outras mulheres, pois há uma identificação ao saber que vc não está sozinha!
Um abraço para vc e para sua filha!
Bjs.

Unknown disse...

Oi Carol,

Agora começa as novas aventuras da alimentação, o meu filho não aceitava nada, aos poucos 2 a 3 colheres por refeição ele foi aprendendo a comer... suquinho começou com colherada... o processo é longo... ai voce começa a observar as coisas indesejaveis como colicas e prissão de ventre, dependendo da frutinha que comeu, suquinho que tomou, o cardapio variado, vc descobre legumes e mais legumes variados.

Curta cada momento porque é uma delicia.