quinta-feira, 10 de junho de 2010

O lado B da amamentação

Quando estava grávida, procurei vários blogs de mulheres também grávidas que pudessem dividir suas experiências pessoais comigo, e encontrei o "blog da grávida". Ela sempre falou de suas experiencias de forma muito engraçada e descontraída, e fala sobre absolutamente TUDO ( e eu digo TUDO MESMO!), que ela passou durante a gravidez. E estávamos com um pouco mais de 1 semana de diferença de gestação, então pude trocar muita figurinha e risadas com ela. Uma pena que ela parou de escrever assim que o baby nasceu, imagino que agora ela teria muito mais coisas interessantes pra compartilhar.
Ela pediu para a "madrasta do texto ruim" dona do blog objetivando disponibilizar, pra escrever sua experiencia sobre amamentação. É muuuiito engraçado, mas ao mesmo tempo é muito real ! Então resolví colocar aqui.
Pra quem está grávida ou quer somente relembrar essa fase, vale a pena entrar no "blog da grávida" (clique aqui) e também não deixem de ler o "objetivando disponibilizar" da madrasta do texto ruim (clique aqui).

Amamentação – sem romantismos ou frescuras, por favor!


Saudações! Sou a madrasta do texto ruim. Dou consultoria contra amebas escreventes no meu caldeirão, o Objetivando Disponibilizar. Gosto muito dessa menina Dona Grávida, viu? Ela escreve direitinho, o texto dela flui que é uma beleza, enfim, fomos muito com a cara uma da outra – muito embora tanto eu como ela sejamos apenas duas personagens coincidentemente encarnadas por duas grávidas, e nunca tenhamos nos visto pessoalmente. Vai entender… coisas de Internet, oras!

Por isso, eu me ofereci pra falar algumas verdades aqui no cantinho dela sobre amamentação. É que o meu feiticeirinho acabou de nascer, então eu vivi pela primeira vez a experiência da amamentação. E eu posso ser mãe e ex-grávida, mas burra eu não sou! E não suporto ser tratada como tal. (Já disse que sou uma bruxa? Não? Olha, eu sou uma bruxa, viu? E o meu humor é de bruxa, mesmo!)

Por isso, acho profundamente irritante ver um mundo e meio recitando aqueles lugares-comuns sobre amamentação que, de tanto entrarem na linha de produção de textinhos-padrão sobre o tema, já viraram quase um mantra. Senão, vejamos: o que você já leu sobre amamentação?

- é-muito-bom-para-o-bebê

- reforça-os-vínculos-entre-mãe-e-filho

- melhora-a-capacidade-de-aprendizado-da-criança

- desenvolve-a-estrutura-facial-do-seu-filhote

- ajuda-seu-organismo-a-voltar-ao-que-era-antes-da-gravidez

- faz-com-que blá-blá-blá whiskas sachet blá-blá-blá…
Poi Zé, grávidas leitoras deste blog. Tudo isso já foi dito. E tudo isso é verdade.

Mas tem mais umas verdades que só resolvem te contar mais ou menos quando sua gestação já está no fim – e cuja realidade você sente bem na ponta do bico dos seus seios na hora da terceira ou quarta mamada.

É o seguinte: amamentação é um lance maravilhoso. Mas como tudo nesta vida, tem um lado bom e um lado ruim. O lado bom é o lado de um serzinho lindo, fofo, indefeso, que depende de você pra tudo na vida – limpar a bunda de cocô inclusive. Esse serzinho, por quem você vai se apaixonar enlouquecidamente assim que o conhecer, é dotado de uma força i-na-cre-di-tá-vel em suas gengivas. E o sistema de vácuo disponível em sua minúscula boquinha veda seu mamilo, almas, encostos, amebas e afins, e só devolve o seu mamilo pra você quando ele bem entender.

Se você não conseguiu captar a mensagem do parágrafo anterior, traduzo: o lado ruim da amamentação é todo seu, fófis!

A primeira vez que o seu filho lhe abocanhar o mamilo vai ser supertranquila. Afinal de contas, ele acabou de nascer, dá um desconto, né?

Mas no segundo dia de vida do seu filho, ainda na maternidade, você (mais precisamente o seu mamilo) vai descobrir o poder das gengivas recém-nascidas e a força do vácuo da boca do seu filhote. Nesse momento, você vai perguntar a Deus por que Ele não envolveu aquelas arredondadas e sensíveis regiões do seu marido no processo de amamentação. É nesse momento que você vai ter certeza de que Deus é um cara que pende pro lado dos homens (porque, convenhamos, não há nada mais prático do que fazer xixi de pé, sacudir e guardar as coisas depois, né?)

Ao sentir uma das maiores dores da sua vida e questionar as lamparinas do juízo de Deus, você vai (tentar) respirar fundo e vai repetir para si mesma: “Calma, calma, isso passa! Que nem na minha primeira vez! Doeu mas passou!”

Só que, ao contrário do seu hímen, o seu mamilo não vai embora. Ele fica. E não pense que o seu filho vai ser bonzinho contigo, ó mãe fresca, porque ele não vai. Ele vai travar aquelas gengivinhas poderosérrimas nos seus mamilos e vai lhe sugar o colostro, o leite, a vida, as idéias (esse acento vale até 2012), as forças…

No que o seu filhote lhe suga tudo, seu colostro vira leite. E você tem febre por conta disso. E o seu peito fica duro e dói todinho. Solução? Massageie os peitos! Massageie com força, principalmente onde estiver mais duro. E o seu peito dói mais ainda!

Nessa hora, você vai xingar o @#%#$%$%@#$@#$ que teve a @#$#$%@#$%@$% idéia de fazer da amamentação esse tormento. E, ao ver que o seu filho tá fazendo força demais e não consegue sugar todo o leite que precisa, e chora de fome, você vai se desesperar e chorar. E vai fazer toda a massagem que lhe for indicada, até o peito amaciar e seu filho conseguir voltar a mamar em você. Parabéns, você virou mãe! Vou lhe poupar daquela historinha de “padecer no paraíso”, outro lugar-comum que me dá nos nervos.

Para amenizar a dor, só há uma coisa que toda mulher de juízo e bom-senso deve incluir no kit do bebê: procure nas melhores casas do ramo por um troço que se chama protetor de mamilos, feito em silicone. Na minha humilde (/pedante) opinião, o cara que inventou essa engenhoca pode se candidatar a vice-Deus.

Como num passe de mágica, seus peitos não irão mais empedrar como dantes (com trocadilho, por favor – Dante, inferno… entendeu? ;o), seus pobres (e sofridos, e chupados, e mamados, e doloridos, e rachados) mamilos irão ficar protegidos (passe uma pomadinha de lanolina que indicam na maternidade pra ajudar, também) do atrito contra sutiãs e toalhas, e irão cicatrizar mais rápido.

Mas, como muito bem disse o meu pai, você que se dane! Quem importa agora é o seu filho, é ele quem tem todas as prioridades do mundo. Dane-se tudo, sua obrigação maior é alimentar e dar todo o sustento ao seu filho. Até porque, pelo menos pelos próximos seis meses você será mais vaca do que mulher (antes de protestar comigo por ter sido transformada em vaca, lembre-se que se você tiver muito leite vai ser convidada a se valer de um lance chamado “ordenha manual”. E agora, vai protestar?).

Pense assim, e os céus irão lhe recompensar após alguns dias de sofrimento: seus mamilos irão cicatrizar (com a ajuda da engenhoca do vice-Deus), seus peitos irão inchar e você conseguirá usar aqueles decotões liiiiindos, que só a Gisele Bündchen podia usar. Força no decote e na pomadinha de lanolina, e vamos em frente, companheiras neo-vacas!

Ah, sim! Seu filho também vai crescer forte, bonito, saudável, com o sistema imunológico fortalecido, etc, etc, etc…

6 comentários:

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

Very good.

Elza Carrara disse...

Super engraçado!E verdadeiro. O tal bico de silicone, foi meu salvador! Meu peito rachou no 3° dia e graças a esse recurso meu filho mamou até os 9 meses e é uma criança hiper saudável. Apesar das dores, do choro contido nas primeiras "sugadas" eu jamais deixaria de amamentar. Realmente ser mãe é se colocar em segundo lugar, pensar no que é bom pra ele, e não para nós e cuidar desse ser indefeso.
Bjs.

Sel disse...

hauahauah ai Carol, só vc! mto bom o seu post! Já vou pensando nisso se um dia eu for mãe!
Bjs

obs:mudei de blog tá?

Elza Carrara disse...

Oi Carol...
Ficando "louca" com os preparativos da festa junina de amanhã?
Porque eu estou!!! Limpa casa, lava quintal, põe bandeirinhas, prepara as comidinhas e a decoração. Tudo isso estressa, não é mesmo?
Eu sou daquelas "paranóicas" que não aproveita a festa, fica só checando e conferindo tudo. Vc também é assim?
Boa sorte na sua festa junina e depois a gente troca figurinhas.
Bjs.

Unknown disse...

Oi achei seu blog pelos cantinhos da vida rs... e resolvi deixar um recadinho de carinho e incentivo... Sou Luciana do RJ e serei sua seguidora estarei sempre por aqui... Tb estou na batalha para controlar o peso... passa lá no meu cantinho e deixa seu recadinho...
www.luslim.blogspot.com
Bjinhos e ótimo FDS

Anônimo disse...

Que horror! Detestei. Achei uma pobreza de palavras. Principalmente falar mal de D'us assim q criou o milagre da capacidade de gerarmos filhos e sustentá-los exclusivamente até os 6 meses!