segunda-feira, 26 de abril de 2010

Frango com conhaque da Nigella

Na minha ultima visita à São Paulo, encomendei alguns livros porque sabia que não teria muito tempo pra dar uma garimpada nas livrarias (eu amo fazer isso), e comprei dois; só isso porque sabia que a mala seria ocupada por milhares de presentes pra minha filhota. Li tantas criticas positivas sobre eles nos blogs espalhados por aí que resolví mergulhar no universo de Nigella Lawson e Jessica Seinfeld (sim a esposa do comediante Jerry Seinfeld - aquele do seriado intitulado com seu sobrenome que não fala nada com coisa nenhuma, mas faz você chorar de rir, mesmo que tenha assistido 50 vezes o mesmo episódio).

O livro da Jessica Seinfeld te ensina a fazer receitas saborosas e nutritivas para crianças que detestam comer vegetais, etc ... Tenho certeza que vou usar muito, e o legal é que para aquelas mães que não tem intimidade nenhuma com a cozinha, ela até ensina a usar os utensílios, e a fazer as papinhas. Vale a pena comprar.

Antes de passar a receita, preciso confessar uma coisa: Eu não consigo assistir o programa de culinária da Nigella que passa no GNT ! Em primeiro lugar eu acho ela meio porquinha (hehehe) e eu não aguento os olhares sexys que ela faz quando experimenta a comida !!! Sempre acabo mudando de canal por mais interessante que seja a receita ...



Mas o livro é bem legal ! Comprei o Nigella express, que traz receitas fáceis, rápidas e saborosas. E como a minha rotina com a filhota não me deixa muito tempo pra fazer alguma coisa mais elaborada no almoço para o maridão que voltou a almoçar em casa todos os dias (tava com saudade!), tenho que dizer que esse livro caiu do céu !!!

Fiz esse frango seguindo a receita exatamente como está escrito, mas ele ficou um pouco sem sabor ... O diferencial é que além de rápido, o conhaque deixa o frango super molhado bem suculento ! Então meu conselho é: tempere do jeito que você costuma a fazer e acrescente os ítens dessa receita, que na verdade são só dois ...

2 fatias de bacon
1 frango com cerca de 1,25 Kg
60 ml de conhaque

Preaqueça o forno a 220 ºC. Numa frigideira, cozinhe o bacon em fogo médio por cerca de 4 minutos, até que ele fique tostado e a frigideira cheia de sua gordura.
Tire a panela do fogo, remova o bacon e ponha dentro da cavidade do frango. Arrume o frango numa assadeira com o lado do peito pra cima. Junte o conhaque na frigideira ainda quente e deixe por 1 minuto com a gordura do bacon. Regue o frango com a mistura de conhaque, leve ao forno quente e asse por 45 minutos, ou até que, ao espetar um garfo entre as coxas e o corpo da ave, os sucos saiam com cor clara. Se o suco sair rosado ou escuro, a carne ainda está crua. Deixe descansar por 10 minutos antes de cortar e servir.

Rende 4 porções.

Cozinhei também umas batatas e depois coloquei junto no forno pra dar uma leve gratinada.
Seguem algumas fotinhos do nosso almoço, mas por favor não liguem pra qualidade da foto, elas sempre saem um pouco ruins, mas prometo que ainda vou melhorar !




Beijos e até a próxima !

Um comentário:

Elza Carrara disse...

ótimas dicas, pois quando os bebês crescem não querem nem saber que existem legumes! É literalmente, uma luta diária.
Vi sua foto com sua filha fofa, essa é ou não é a fase mais gostosa? eles são fofinhos, riem á tóa e dão uma canseira na gente! hehehe
Bjs