domingo, 17 de maio de 2009

Lombo com farofa - parte I

Hormônios, hormônios e hormônios ... Não aguento mais os meus hormônios ... Se eles já me enlouqueciam durante a TPM imaginem agora com a gravidez ... Eu tenho chorado de soluçar assistindo as coisas mais ridículas na TV e também em questões de segundos viro uma bruxa que sai dando patada em todo mundo (todo mundo = marido) ... hihihi ... E graças a eles semana passada tive minha primeira visita ao pronto-socorro do hospital durante a gravidez ... Tudo por causa de uma enxaqueca que tirou o meu sono durante noite, daí lá vai dona Carolina receber medicação na veia permitida para gestantes ... Ai que saudade do meu SUMAX (medicação fortíssima para enxaqueca, tiro e queda). Mas ok, continuo aqui firme e forte, e o que importa é o baby crescer com muita saúde, mesmo que mãe tenha que sofrer pra isso ... hehehehehe ...

Agora chega de chororô, novela mexicana, e sei lá mais o que, né ? Vamos à receita !

Foto by Thais Slaski

Esse lombo também foi feito no jantar de despedidas do Rodolfito. Mas a primeira vez que o preparei eu ainda não era casada ... Fiz para um almoço de natal na casa da minha sogra ... Calma ... Não era pra impressionar a família do noivo (tá bom só um pouquinho, hehehehe), mas a família do Marcelo (meu marido) tem mania de colocar as futuras noras na cozinha pra fazer certos "testes" ... Sabe aquela família super numerosa que todos fazem questão de almoçar juntos ? Imagina a louça do almoço (panelas, travessas, pratos, copos, etc ...) ... Imaginou ? Então, é essa a louça que a nora precisa lavar depois do almoço, se ela for bem, tá pronta pra casar, se não for bem tem que fazer mais estágio ... Só que eu ODEIO lavar louça ! E daí fui fazendo barganhas pra passar no tal teste sem lavar a louça ... Então um ano eu levava uma sobremesa, no outro ano trazia vinho do Porto pro sogro, depois fazia tortas e mandava pra sogra, e a ultima vez preparei esse lombo. Espertinha, né ? Mas também tive que comer uma ostra estragada na praia na frente dos queridos tios do meu esposo e passei muito mal ... Tudo tem seu preço dentro de um relacionamento .. hahahaha ... Mas não me arrependo, afinal hoje lembro de cada episódio dando muita risada e serão histórias que vou poder compartir com filhos, netos, bisnetos ... etc ...

O trabalho maior com essa receita é a farofa ... Por incrível que pareça ... por isso vou dividir a receita em 2 partes, hoje é o lombo e depois a farofa.

Ingredientes para o lombo

2 kg de lombo

1/2 copo de suco de limão

3/4 de copo de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de alho picado
1 pimenta vermelha picada
1 colher (sopa) páprica picante
3 colheres (sopa) de azeite
2 galhos de alecrim
1 colher (sopa) de tempero desidratado (salsa, cebola e alho)
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de margarina
ramos de alecrim para decorar

Para o molho:

1 copo de suco de laranja
3 colheres (sopa) de geléia de morango ou framboesa

Preparo do lombo:

Na véspera, coloque o lombo em uma vasilha funda e tempere-o com uma mistura de todos os ingredientes, exceto a margarina. Cubra com filme plástico e leve à geladeira, virando a carne uma vez. No dia seguinte, reserve 1/2 copo do tempero e transfira o lombo com o restante do tempero para uma assadeira forrada com papel-alumínio. Espalhe a manteiga por cima e cubra com a outra camada de papel-alumínio. Leve ao forno quente (200 ºC) por duas horas ou até dourar, regando a cada 20 minutos com o tempero reservado e o caldo da assadeira.
Preparo do molho:
Em uma panela junte o caldo que sobrou da assadeira, o suco de laranja e a geléia de morango e ferva por 3 minutos em fogo baixo. Sirva a parte.
Rende 10 porções.

Depois coloco a farofa !

Dedico essa receita para as futuras noras que virão a fazer parte da família Falcochio and Coura, sejam espertas e façam como eu (viu Dani ??? rsrsrsrs) ...

Beijos e boa semana !

Um comentário:

Glau disse...

pois é, tem que fazer tudo com jeitinho mesmo... :) que bom que vc se livrou da louça! sou mais lavar a arrumar a casa! odeio lavar banheiro, passar pano, passar roupa! :)
Quem diria que um dia teríamos este papo tão de dona de casa, hein Carol? ó, te digo, o Linha é super bem tratado! :)

bjos, glau