Se tem uma coisa que não sei preparar direito na cozinha, é peixe ! E isso é uma vergonha já que minha família (portuguesa, é claro) faz peixe de várias maneiras diferentes e sempre super saborosos ... Daí, na ultima vez que fui à São Paulo, minha mãe me entregou milhares de receitas pra que eu tentasse preparar. Na sexta comprei filé de Merluza e sábado lá fui eu preparar ... A receita é simples, fácil e bem gostosa. E pra voltar de vez as origens, também preparei batatas ao murro.
Então vamos as receitas !
Filés de merluza
Para cada filé é necessário:
Então vamos as receitas !
Filés de merluza
Para cada filé é necessário:
1/2 tomate em rodelas
1/2 cebola em anéis
2 azeitonas sem caroço
vinagre balsâmico
1/2 limão
Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
Banhe o filé de merluza com vinagre, o suco de 1/2 limão, sal e pimenta do reino. Deixe nessa marinada por 5 minutos. Envolva-o e lacre bem em papel aluminio junto com as rodelas de tomate, cebola e azeitona. Cozinhe em forno médio durante 15 minutos, e pronto !
Batatas ao murro
4 batatas de tamanho médio
2 litros de agua
4 colheres (sopa) de sal grosso
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Alecrim a gosto
papel aluminio
Sem descascar as batatas, lave-as bem sob agua corrente. Numa panela coloque as batatas e 2 litros de agua. Leve ao fogo por 45 minutos.
Depois de cozidas, descarte a agua e deixe esfriar as batatas. Aí vem a parte mais legal, que é esmurrar as batatas. Você pode fazer de 2 formas: Envolver as batatas em um pano limpo, e dar um murro em cada batata, ou envolver a sua mão num pano para fazer a mesma coisa. Eu prefiro envolver minha mão no pano ... Elas devem ficar ligeiramente achatadas e abertas.
Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
No fundo de uma travessa refratária espalhe metade do sal grosso e disponha as batatas. Salpique o restante do sal, regue com o azeite, e polvilhe o alecrim. Cubra com o papel alumínio e leve ao forno para assar por 15 minutos. Delícia !!!
E esse é o Judá, implorando por um poquinho do nosso almoço ... Mas ele tá de regime !!!
Bom resto de domingo !
2 comentários:
Gostei do Judà,parece ser muito
companheiro...
vou provar as batatas ao murro,nao
conhecia.
beijos
Claudia
Oi Claudia ! Realmente ele é mega companheiro em todos os momentos!
Bjos
Postar um comentário